Agosto Dourado é o nome dado para a campanha que visa incentivar a amamentação durante a infância, tendo em vista os diversos benefícios que a mesma oferece para o desenvolvimento infantil. Criada em 1992 em uma parceria entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a campanha salva cerca de 6 milhões de vidas anualmente.
O ato de amamentar um filho está diretamente relacionado à alimentação, nutrição, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), desenvolvimento neurocognitivo e outros diversos benefícios, como o desenvolvimento da cavidade bucal, que através do movimento de sucção feito pelo bebê, auxilia na formação do palato duro.
O primeiro contato com o leite materno acontece logo após do parto, no momento chamado como “Hora de Ouro”. Neste momento, o contato pele a pele na primeira hora de vida, promovendo um maior vínculo da mãe com o bebê.
É importante ressaltar que, neste primeiro momento, ocorre a apojadura (descida do leite), que permanece como um leite de transição até 15 dias após o parto, e além disso, o organismo estimula a produção de ocitocina na mulher, auxiliando na prevenção contra a anemia.
De acordo com estudos, não existem alimentos que restritos para a alimentação da mãe, entretanto, existem alimentos que devem ser consumidos com moderação, como por exemplo:
– Alimentos com cafeína: a cafeína presente em alimentos e bebidas como o chá preto, café e refrigerantes, possui propriedades estimulantes, capazes de agitarem o bebê.
– Alimentos ultraprocessados: este tipo de alimento possui baixo teor nutricional, contribuindo assim, para a má qualidade da microbiota intestinal e enfraquecimento do sistema imunológico do bebê, o deixando suscetível ao desenvolvimento de DCNT.
O Instituto Assaly, tendo consciência da importância do aleitamento materno para a nutrição infantil, apoia a campanha Agosto Dourado! E em casos de dúvidas, conte com nossa equipe transdisciplinar, basta acessar nosso site e entrar em contato.
AGÊNCIA BRASIL (Brasil). Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância: iniciativa, da oms e o unicef, simboliza luta pelo incentivo à prática. Iniciativa, da OMS e o Unicef, simboliza luta pelo incentivo à prática. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia . Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / 4ª. ed. São Paulo: SBP, 2018. 172 p Sharma , D. Golden hour of neonatal life : Need of the hour matern health , neonatol and perinatol 3, 16 , 2017 NOVAK, Franz R. et al . Colostro humano: fonte natural de probióticos?. J. Pediatr . (Rio Porto Alegre , v. 77, n. 4, p. 265 270, ago. 2001) Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Saúde da criança aleitamento materno e alimentação complementar Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica 2 de Brasília Ministério da Saúde, 2015 184 p il ..––(Cadernos de Atenção Básica n 23