O cacau é um fruto rico em compostos bioativos, como as flavonas e as antocianinas, substâncias capazes de influenciar na melhora da qualidade de vida através do estímulo das vias anti-inflamatórias e antioxidantes. Entretanto, você sabe quais os benefícios que o seu consumo adequado é capaz de fornecer para a saúde da mulher? E para a melhora de sintomas psicológicos? Por isso, preparamos um conteúdo completo para você se atualizar e compreender mais sobre a importância do cacau na saúde integrada.
A 1ª evidência do cacau na história da humanidade se dá há mais de 5 mil anos, em terras equatorianas. Entretanto, muitos dados apontam que o consumo do cacau, ou do chocolate, são reconhecidos por suas propriedades medicinais, desde o século 17, o que leva os pesquisadores a analisarem os benefícios desse alimento na saúde (E4 Agência, 2019).
Sabe-se que o processo em que os grãos são submetidos é de grande importância para a qualidade e nível dos compostos fenólicos presente. Um estudo (MANTIA et al., 2023) analisou o efeito de diferentes temperaturas no processo de torrefação, concluindo que a temperatura intermediária é capaz de otimizar em 50% o conteúdo total de polifenóis presentes no grão, otimizando assim, os mecanismos desses compostos.
Como dito anteriormente, o cacau e o chocolate sempre foram alimentos com propriedades medicinais reconhecidas, mas para que você possa compreender melhor seus mecanismos, trouxemos sua eficácia comprovada por artigos científicos.
De acordo com um estudo conduzido Garcia-Yu et al., (2020), o consumo adequado desses alimentos é capaz de impactar na qualidade de vida em mulheres na pós-menopausa. Sabemos que as alterações hormonais causadas pela menopausa é capaz de impactar na qualidade de vida da mulher, afetando principalmente o sistema geniturinário feminino.
O estudo reuniu 140 mulheres na faixa etária entre 50 e 64 anos, separadas em 2 diferentes grupos, sendo eles o de intervenção e o outro, de controle. As participantes do primeiro grupo consumiram 10g de chocolate rico em cacau, diariamente, por um período de 6 meses, enquanto as de controle não receberam nenhum tipo de intervenção.
Para aquelas que consumiram o chocolate por 6 meses, os resultados mostraram uma melhora discreta na qualidade de vida da mulher, principalmente aquelas com 60 anos ou mais, tendo em vista de que seus componentes, como os flavonóides e a cafeína, tendem a potencializar as vias anti-inflamatórias, contribuindo para oferecer mais proteção à saúde cardiovascular, e até mesmo, atuando na modulação do humor.
Além de ser fonte de compostos fenólicos, o cacau também é rico em triptofano, um nutriente essencial para a produção de serotonina em seu organismo, sendo assim, um grande aliado no processo de modulação humoral. Um estudo (FUSAR-POLI et al., 2021) aponta que o consumo adequado de cacau é capaz de auxiliar na melhora de sintomas psicológicos através de seus potentes mecanismos anti-inflamatório e antioxidante.
REFERÊNCIAS –
1. E4 AGÊNCIA. Cacau: da agrofloresta à mesa. São Paulo: Editora Europa, 2019. 121 p.
2. GARCIA-YU, Irene A. et al. Cocoa-Rich Chocolate and Quality of Life in Postmenopausal Women: a randomized clinical trial. Nutrients, [S.L.], v. 12, n. 9, p. 2754, 10 set. 2020. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu12092754. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7551911/.
3. FUSAR-POLI, Laura et al. The effect of cocoa-rich products on depression, anxiety, and mood: a systematic review and meta-analysis. Critical Reviews In Food Science And Nutrition, [S.L.], v. 62, n. 28, p. 7905-7916, 10 maio 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10408398.2021.1920570. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10408398.2021.1920570?role=tab&scroll=top&needAccess=true&journalCode=bfsn20.