Você sabia que além da genética, existem outros fatores que também determinam o risco de uma pessoa desenvolver algum tipo de câncer? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 80 a 90% dos casos de câncer estão relacionadas aos hábitos de vida: o meio onde a pessoa vive e trabalha (exposição a produtos químicos, sol), hábitos alimentares (dietas ricas em carne, alimentos processados e ricos em gordura e açúcar), ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de peso, idade e imunidade enfraquecida podem contribuir para maiores chances de desenvolver diversos tipos de canceres.
O câncer é uma doença multifatorial, caracterizado por um crescimento incomum de células do nosso corpo. Segundo dados do INCA, o câncer de pele é o de mais incidência no Brasil, responsável por 175 mil novos casos por ano.
Em 2019 foram 2.616 mortes causadas pelo câncer, sendo 1.488 de homens e 1.128 de mulheres!
Classificações do câncer de pele e a influência dos fatores genéticos e ambientais:
O Melanoma é o tipo mais raro, porém mais agressivo de câncer de pele. Sua causa é bastante associada a longos períodos de exposição ao sol, mas a influência genética também é um fator expressivo nesse caso.
Já o Não Melanoma é o tipo o mais frequente e de menor letalidade. Pessoas de pele clara, sensíveis aos raios solares, com histórico de câncer de pele ou outras doenças cutâneas são as mais atingidas.
O câncer de pele, se detectado logo no início, tem maiores chances de cura, por isso, a prevenção é tão importante.
Estilo de vida na prevenção do Câncer
A American Cancer Society (ACS) desenvolveu um artigo robusto descrevendo as diretrizes para dieta e atividade física para prevenção do câncer. Manter o peso saudável, seguir uma alimentação diversificada, consumir álcool sem abusos, ser fisicamente ativo são algumas das orientações que podem contribuir para evitar vários de tipos de câncer.
Outras recomendações foram feitas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para que as pessoas se lembrem de usar chapéus, evitar tomar sol durante o período de 10 as 16h, usar filtro protetor solar, observar a pele regularmente e consultar um dermatologista como medidas de proteção que visam prevenir os tumores de pele.
Alimentação Protetora
Você já deve ter ouvido falar que a nossa pele é o maior órgão de nosso corpo, não é mesmo? Diariamente ela está exposta a inúmeras agressões ambientais e o acúmulo desses ataques podem levar à formação dos tipos de câncer de pele.
Em um artigo de revisão publicado na International Journal of Molecular Sciences, foi proposto que uma dieta equilibrada, composta por alimentos ricos em fotoquímicos, podem ter benefícios à saúde, especialmente na quimioprevenção do câncer, como por exemplo uva, amendoim, pimenta, cúrcuma e chá verde, devido a sua composição que potencializa efeitos anti-inflamatórios e previne contra danos no DNA.
Medicina personalizada
O atendimento ao paciente de forma individualizada é a melhor estratégia no processo de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Cada indivíduo tem a sua singularidade bioquímica e um perfil genético que o caracteriza como único. Por isso, as condutas da medicina personalizada são mais efetivas e assertivas, pensando na particularidade do organismo.
Conheça o Decode You:
Programa de gestão em qualidade de vida que busca a prevenção de doenças crônicas, associando testes genéticos, análise de histórico clínico e estilo de vida para orientação de forma personalizada a fim de desenvolver a habilidade de escolhas com potencial para a saúde, física e mental!
REFERÊNCIAS
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Causas e Prevenção: O que causa o câncer?. Https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/o-que-causa-cancer, 16 ago. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/o-que-causa-cancer.Acesso em: 18 out. 2021
OSWALDO CRUZ CENTRO ESPECIALIZADO EM ONCOLOGIA. Câncer de Pele. Disponível em: https://centrodeoncologia.org.br/tudo-sobre-cancer/cancer-de-pele/. Acesso em: 18 out. 2021.
PHYTOCHEMICALS in Skin Cancer Prevention and Treatment: An Updated Review. International Journal of Molecular Sciences, Https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5979545/, p. 1-24, 22 mar. 2018. DOI 10.3390/ijms19040941. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5979545/. Acesso em: 18 de out. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Câncer da Pele. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/. Acesso em: 18 out. 2021.
AMERICAN CANCER SOCIETY. American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for Cancer Prevention. Disponível em: https://www.cancer.org/healthy/eat-healthy-get-active/acs-guidelines-nutrition-physical-activity-cancer-prevention/guidelines.html. Acesso em: 18 out. 2021.