• Ícone E-mail Ícone Facebook Ícone Instagram
    instituto-assaly-logoinstituto-assaly-logoinstituto-assaly-logoinstituto-assaly-logo
    • Instituto
    • Filosofia
    • Serviços
    • Decode You
    • Equipe
    • Blog
    • Contato

    Contaminação ambiental

    Olá, eu sou a Dra. Liane Beringhs,  médica com Titulo de especialista em Nutrologia e Mestrado em homeopatia, hoje quero falar com vocês sobre a questão da contaminação ambiental por metais tóxicos, agrotóxicos e xenobióticos e o uso de Ultradiluiçoes no processo de desintoxicação.

    Em poucos anos, nosso planeta contará com mais habitantes em áreas urbanas do que em áreas rurais. A urbanização desenfreada, sem mecanismos regulatórios e de controle, traz consigo enormes repercussões na saúde da população. Para reverter esse quadro é preciso que haja uma reincorporação das questões do meio ambiente nas políticas de saúde, e a integração dos objetivos da saúde ambiental numa ampla estratégia de desenvolvimento sustentável. Uma abordagem mais integrada em saúde é necessária para diagnostico e tratamento dos riscos trazidos pela poluição por metais tóxicos, poluentes atmosféricos,  agrotóxicos e xenobióticos.

    O impacto da poluição do meio ambiente na saúde tem sido avaliado mundialmente. Vários estudos, em diversas partes do mundo, têm demonstrado que a poluição ambiental está associada ao excesso de mortes e internações hospitalares, em particular por doenças respiratórias, cardiovasculares, neuro degenerativas, além de outras enfermidades como o câncer, as malformações congênitas, a restrição do crescimento intrauterino e distúrbios da fertilidade. No Brasil, estudos realizados em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, têm mostrado resultados similares aos encontrados em outras grandes metrópoles do mundo. Diminuindo a expectativa de vida destas populações em pelo menos cinco anos e acarretando inúmeras doenças degenerativas.

    Durante anos vêm se pesquisando formas para diminuir a toxicidade de metais tóxicos, poluentes atmosféricos, agrotóxicos e xenobióticos usando agentes quelantes e substâncias competidoras, que muitas vezes agravam o quadro imune. O uso de Ultradiluições (UD) do mesmo contaminante tóxico mostra sua eficácia, contribuindo também para o reequilíbrio da imunidade. A homeopatia, por se basear no princípio da similitude e na hormesis, pode atuar no controle dos níveis de contaminação e seus reflexos no sistema imunitário. O efeito protetor das diluições homeopáticas de diversos tipos de agentes tóxicos, no tratamento da intoxicação pelo mesmo poluente foi demonstrado através da lei da identidade. O efeito imunomodulador das UDs. A proposta deste texto é discutir a ação da medicação ultradiluída no tratamento de pacientes com desequilíbrio imune após contaminação ambiental . O uso terapêutico de ultradiluições vem se mostrando útil em estudos laboratoriais e clínicos relacionados a contaminantes ambientais como, por exemplo, o Hg, como modulador da resposta imune.

    Compartilhar
    VoltarHome
    Instituto Filosofia Serviços
    Decode You Equipe Artigos Contato
    Ícone LocalizaçãoRua Lima barros, 93
    Jardim Paulista - SP
    Ícone Telefone(11) 3050-6580
    Ícone E-mail Ícone Facebook Ícone Instagram
      Powered by Joinchat
      Olá 👋
      Podemos ajudá-lo?
      Abrir bate-papo