A massagem da medicina ayurvédica que encanta os pequenos e faz bem para as mamães
Os benefícios da massagem já foram cientificamente provados. Além do fortalecimento do vínculo entre o bebê e sua mãe, um estudo realizado pela Universidade de Warwick (Reino Unido) mostrou que há evidências de melhora do sono e relaxamento, redução do choro, equilíbrio hormonal e controle do estresse. Além disso, há decréscimo significativo na incidência de doenças e visitas médicas.
As mães também se beneficiam dessa massagem com interrupção de hemorragia, contração do útero, melhora da circulação e aumento da prolactina. Outro estudo científico indica que há ainda redução da depressão pós-parto. Aumento da autoestima e maior confiança nos cuidados com o bebê, melhora dos sentidos e intuição para compreender as suas necessidades seriam outras vantagens dessa prática.
A massagem pode ser aplicada a partir de um mês de vida, podendo iniciar-se em qualquer idade.
A duração deve ser de 15 a 30 minutos, e, conforme a criança for crescendo, as manobras e o tempo da massagem também aumentam.
Como fazer a massagem: – Deslize as mãos espalmadas no peito do bebê, do centro para fora e repita na diagonal. Nas costas vá do pescoço aos pés e siga com movimentos de vai e vem no tronco. – Envolva o braço do bebê com as mãos, formando um bracelete, alterne-as do ombro ao punho, faça o mesmo nas pernas. – Movimente os polegares ao longo do pé do bebê, em seguida deslize a palma do calcanhar até os dedos, repita nas mãos.