Na semana do dia 18 ao dia 24 de março é celebrado a semana do sono, período onde há a conscientização do impacto que o sono possui para a uma qualidade de vida saudável. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 41,7% da população desenvolveu distúrbios do sono durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.
A higiene do sono saudável é fundamental para o manejo bem-estar e saúde plena, tendo em vista de que é neste momento que o nosso corpo descansa e o organismo se prepara para as funções do dia seguinte. Além disso, também há a limpeza de toxinas cerebrais acumuladas durante o dia, processo que garante a proteção neurocognitiva e prevenção de diversas patologias.
Alguns sinais e sintomas como, acordar cansado, sonolência excessiva durante o dia, não conseguir iniciar ou manter o sono, uso frequente de medicação para adormecer, ronco com paradas respiratórias e sono agitado, são típicos de distúrbios de sono, sendo necessário a avaliação de um médico especialista do sono. Para avaliação adequada deve-se ser realizada a consulta com o médico responsável, que irá investigar as possíveis razões para a dificuldade em adormecer através do exame do sono.
No Instituto Assaly, temos uma equipe transdisciplinar, que através da avaliação e investigação adequada, auxilia no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono. Durante a semana do sono, oferecemos uma conversa breve com as especialistas de sono para dúvidas e perguntas. Para saber mais sobre, entre em contato com o Instituto.
Dra Luciana Palombini.