O desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como hipertensão arterial e diabete mellitus tipo 2, na maioria das vezes, é associado ao envelhecimento cronológico, ou seja, o envelhecimento biológico. No entanto alguns pesquisadores analisam o impacto da nutrição para desacelerar e, até mesmo, reverter o efeito do envelhecimento e, assim, prevenir o desenvolvimento desses quadros.
Consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no resto do mundo, as doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte, além de influenciarem na mortalidade prematura, deficiências e sobrecarga na qualidade de vida.
O quadro dessas doenças tende a agravar-se de acordo com o estilo de vida levado, ou seja, caso o paciente possua hábitos como alcoolismo e tabagismo, não pratique atividades físicas diariamente e possua uma alimentação pobre em nutrientes, desse modo, sendo possível notar prejuízos na saúde.
Muito se fala sobre o consumo de alimentos fonte de componentes antioxidantes e anti-inflamatórios para a qualidade de vida. Um bom exemplo a ser dado é o impacto que a suplementação de vitamina D3 oferece para a saúde. De acordo com um estudo (JOHNSON et al., 2022), sua suplementação é capaz de reduzir em 22% as chances de desenvolver doenças autoimunes.
Além disso, a alimentação plant-based, associada com a prática de atividades físicas, é capaz de promover um envelhecimento saudável, diminuindo a incidência de doenças crônicas não transmissíveis. Isso se dá em decorrência da exclusão de alimentos de origem animal e aumento dos de origem vegetal, fonte de vitaminas e minerais antioxidantes.
Através de diversas análises, que incluem a alimentação de pacientes, periodicidade de atividade física e outros hábitos de vida, estudos concluem que o segredo para a “reversão” dos danos causados pelo envelhecimento biológico é aderir a uma vida saudável, que trará qualidade diária e garantirá mais tempo de vida.
A equipe transdisciplinar do Instituto Assaly possui como foco principal garantir a qualidade de vida e longevidade saudável dos seus pacientes, e realizamos isso através de estratégias nutricionais personalizadas. Interessou-se? Então, acesse nosso site e agende já o seu horário.
REFERÊNCIAS
1. JOHNSON, Adiv A. et al. Human age reversal: fact or fiction?. Aging Cell, [S.L.], p. 1-14, 2 jul. 2022. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/acel.13664. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/acel.13664. Acesso em: 07 jul. 2022.