A Conversa das Partículas entre Hormônios, Emoções e Comportamento
“Somos o produto da interação gene/ambiente e a nutrição é uma forte aliada para tocar a música genética. A cada dia sabemos mais sobre a flexibilidade fenotípica, diz a Dra. Vânia Assaly.”
Para a especialista, cada um traz em seu modelo genético ancestral alguns detalhes chamados de polimorfismos e grande parte deles contam a história de nossa evolução na terra. “Somos um aglomerado de partículas que se expressam de forma organizada e quando envelhecemos vamos mudando o potencial de reparo celular.” Por meio do equilíbrio de macro e micronutrientes e pela ação dos compostos bioativos, podemos trabalhar de forma pró ativa o equilíbrio bioquímico funcional que se expressa do fenótipo e no metabolismo, atualmente conhecido como o endofenótipo. A Dra. Vania Assaly enfatiza: buscamos com o olhar da medicina funcional trabalhar de forma preventiva, personalizada os principais pilares da saúde:
“E como premissa genética não é destino, procuramos expressar o melhor potencial genético e reduzir a precocidade do adoecimento crônico, acrescenta Vânia Assaly.” A Dra. Vania Assaly é Médica pela UNESP, Especialista em Nutrologia, Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela USP, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Sobre o Envelhecimento. Diretora Científica AMBO – Associação Médica Brasileira Oxidologia. Associada ao Institute For Medicine USA.
IX – Congresso Internacional de Nutrição