Grelhados, assados, cozidos e churrasco – Qual o melhor método?
O processo de cocção é um importante passo no processo de preparo dos alimentos. Mas devemos ficar atentos a alguns detalhes para que a qualidade da preparação não seja prejudicada e não se torne nociva à saúde.
Alimentos assados e grelhados em churrasqueira ou chapas elétricas: a queima do carvão libera grande quantidade de toxinas chamadas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, potente agente cancerígeno e que danificam a função das células do corpo e principalmente do fígado. Elas entram em contato com o alimento através da fumaça do carvão. Já os alimentos que ficam com aquela “crosta” queimadinha para dar a cara de bem passada, e formada por substâncias chamadas aminas heterocíclicas, acreolina, peróxidos e produtos de glicação avançada, que são altamente prejudiciais à saúde por serem agentes cancerígenos e promotores do envelhecimento celular. Além da enorme perda de nutrientes devido a altas temperaturas que são submetidas.
Opção saudável:
Preparar os alimentos em forno a baixa temperatura, controlando o tempo de cocção e evitando a formação de “crostas” é uma das opções que não levam tanto prejuízo a sua saúde.
O ideal é o cozimento a vapor tanto para carnes quanto para legumes e vegetais. Assim o alimento é cozido por igual, de forma lenta e evitando a formação de substâncias prejudiciais a saúde, mantendo as propriedades nutricionais dos alimentos.
por Aritiane R. Silva
Nutricionista