Como qualquer produto de origem vegetal, a margarina não contém colesterol. Por isso muitas pessoas acreditam que ela seja uma boa opção para acompanhar café da manhã e os lanches ao longo do dia.
Mais em contrapartida é um alimento totalmente industrializado. Sendo este o principal motivo pelo qual não é uma boa opção. Ela apresenta além de diversos aditivos químicos, a gordura hidrogenada, que altera o metabolismo do colesterol em nosso organismo aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.
Opção de substituição:
O azeite de oliva é uma ótima opção devido ao seu alto teor de gorduras monoinsaturadas do tipo ômega-9 que reduz o colesterol total e LDL, efeito contrario da margarina, prevenindo assim, complicações cardiovasculares, além de se antioxidante e atuar na modulação da inflamação.
Pode ser utilizado na forma de patês de legumes, pastas de atum ou sardinha, fica em formato de margarina se levado ao congelador, ficando sólida ou ainda substituir a margarina em pães e torradas.
Além do azeite, outra opção interessante seria a manteiga, rica em ácido butírico que auxilia no bom funcionamento intestinal.
por Aritiane R. Silva,
Nutricionista