• Ícone E-mail Ícone Facebook Ícone Instagram
    instituto-assaly-logoinstituto-assaly-logoinstituto-assaly-logoinstituto-assaly-logo
    • Instituto
    • Filosofia
    • Serviços
    • Decode You
    • Equipe
    • Blog
    • Contato

    Microbiota intestinal, nutrição e atividade física.

    A microbiota intestinal é considerada um “superorganismo”, tendo em vista a grande diversidade de microrganismos que a compõem, além de suas diferentes funções, como seu papel no fortalecimento imunológico e na melhora da absorção de nutrientes. Sendo assim, é importante ressaltar que cada indivíduo possui uma composição especifica, que tende a variar de acordo com fatores externos e endógenos, como idade, gênero, estilo de vida e padrão alimentar (RINNINELLA et al., 2021).

    Nutrição, disbiose intestinal e composição da microbiota

    A disbiose intestinal, nome dado para essa desordem, pode ser influenciada por diferentes fatores, como o consumo de alimentos ultraprocessados em excesso e a baixa ingestão de alimentos fonte de fibra, que prejudicam a composição da microbiota e, consequentemente, causam um desconforto gástrico, náuseas, prisão de ventre, constipação intestinal, entre outros sintomas (REIS et al., 2022).

    Mas, afinal, como a nutrição pode aliviar este e outros quadros associados à má qualidade da microbiota intestinal? Dê uma olhada logo abaixo:

    • Fibras: alimentos fonte de fibras, como aveia e grãos integrais, são capazes de auxiliar no crescimento de bactérias benéficas, além de possuírem papel importante na regulação da saciedade.
    • Prebióticos: a suplementação de prebióticos, se associada ao consumo adequado de fibras, é capaz de resultar no crescimento saudável de bactérias anaeróbicas e estímulo na fermentação de butirato, resultando na melhora do quadro.
    • Probióticos: o seu consumo tende a atenuar os impactos causados pela desordem intestinal, restaurar a integridade da mucosa e, assim, agir na melhora dos sintomas.

    Fonte: HILLS et al., (2019)

    Existe relação entre a microbiota intestinal e a atividade física?

    De acordo com a revisão conduzida por Mohr et al. (2020), a prática de atividade física auxilia na melhora da composição da microbiota intestinal, com maior diversidade e estímulos para as ações modulatórias.

    Além disso, outro fator que parece influenciar na melhora dessa composição é a alimentação e suplementação, tendo em vista a maior ingestão de alimentos fonte de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, além do consumo de suplementos pós-treino, que auxiliam na recuperação muscular, diminuindo o impacto do estresse oxidativo e, consequentemente, atenuando quadros inflamatórios no organismo.

    Instituto Assaly

    O Instituto Assaly é composto por uma equipe transdisciplinar, que, a partir de estratégias nutricionais personalizadas, auxilia você na prevenção e no tratamento de quadros clínicos, como a desordem intestinal. Por isso, conte com nossa equipe para garantir a máxima qualidade de saúde. Acesse nosso site e entre em contato.

    REFERÊNCIAS

    1. RINNINELLA, Emanuele et al. What is the Healthy Gut Microbiota Composition? A Changing Ecosystem across Age, Environment, Diet, and Diseases. Microorganisms, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-22, 10 jan. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/microorganisms7010014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6351938/. Acesso em: 27 set. 2022.
    2. REIS, Alice Cruz et al. Sinais e sintomas sugestivos de disbiose intestinal na população brasileira: uma revisão de literatura. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 9, p. 1-10, 19 jul. 2022. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32094.
    3. HILLS, Ronald et al. Gut Microbiome: profound implications for diet and disease. Nutrients, [S.L.], v. 11, n. 7, p. 1-40, 16 jul. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu11071613. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6682904/. Acesso em: 27 set. 2022.
    4. MOHR, Alex E. et al. The athletic gut microbiota. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 1-33, 3 jan. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1186/s12970-020-00353-w. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7218537/. Acesso em: 27 set. 2022.
    Compartilhar
    VoltarHome
    Instituto Filosofia Serviços
    Decode You Equipe Artigos Contato
    Ícone LocalizaçãoRua Lima barros, 93
    Jardim Paulista - SP
    Ícone Telefone(11) 3050-6580
    Ícone E-mail Ícone Facebook Ícone Instagram
      Powered by Joinchat
      Olá 👋
      Podemos ajudá-lo?
      Abrir bate-papo