A medicina personalizada é a ferramenta de maior inovação e funcionalidade para a promoção da extensão de tempo de vida em saúde, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo por meio de um olhar personalizado e integrativo. Afinal, cada paciente é um universo, com a sua individualidade bioquímica, genética e estilo de vida, e dessa forma, deve ter sua jornada de saúde pautada nessa individualização.
Ela leva em consideração o modelo de adoecer de cada indivíduo com base em testes genéticos, exames clínicos, bioquímicos, hábitos de vida e alimentares e histórico clínico, favorecendo o tratamento personalizado e, mais do que isso, permitindo a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da longevidade saudável.
A sua saúde personalizada
Visando à individualidade e à personalização, alguns conceitos são incorporados à medicina personalizada, de forma a analisar e a tratar o paciente levando em consideração sua totalidade física, social, emocional, cultural e ambiental; é a saúde 360°, e ainda, a medicina 4P, preditiva, proativa, participativa e personalizada, onde o paciente apresenta um papel ativo no seu tratamento personalizado que visa à prevenção. Isso possibilita prescrições personalizadas e a promoção de atitudes positivas para otimizar o seu patrimônio de saúde, principalmente com o apoio dos testes genéticos.
Como os testes genéticos podem favorecer o seu tratamento?
Graças aos avanços nos estudos da genômica, a chegada dos testes genéticos no consultório permitiu uma análise integral do paciente, permitindo ao profissional obter informações valiosas e relevantes sobre como o seu organismo responde frente a fatores internos e externos, de forma a verificar as alterações que uma modificação genética pode proporcionar no seu metabolismo e na progressão de determinada doença.
Isso porque eles contribuem com a identificação da presença de predisposições e de variações genéticas (também denominadas polimorfismos genéticos), que influenciam na resposta individual a diferentes fatores como medicamentos, suplementos, estratégias nutricionais, entre outros ou, ainda, na maior vulnerabilidade a deficiências nutricionais.
Seja bem-vindo à medicina do futuro!
Com todo o pioneirismo e a inovação que o Instituto Assaly tem, visando promover escolhas e atitudes positivas para que você possa expressar o seu melhor potencial de saúde, trazemos o DecodeYou é um programa inovador e exclusivo de gestão de saúde, pensado na singularidade de cada paciente: você é único e por isso, merece um atendimento individualizado!
Referências
SOUZA, M.L.R.; BAPTISTELLA, A.B.; PASCHOAL, V. Nutrição Funcional: Nutrientes aplicados à Prática Clínica. São Paulo: Valéria Paschoal, 2018.
COMINETTI, C.; ROGERO, M.M.; HORST, M.A. Genômica Nutricional: dos fundamentos à nutrição molecular. Editora Manole: Barueri, SP. 2017.
CASTRO, R.; BRUNO, L. Alvos genéticos e epigenéticos: Estratégias Nutricionais Eficientes. Editora Polo Books: São Paulo. 2017.
MANZONI, C. et al. Genome, transcriptome and proteome: the rise of omics data and their integration in biomedical sciences.Briefings in Bioinformatics, v. 19, n. 2, p. 286-302, 2018.
KARCZEWSKI, K.J.; SNYDER, M.P. Integrative omics for health and disease. Nat Rev Genet., v.19, n.5, p.299-310, 2018.