1- Mantenha a calma
2- Cuidem-se, lembrem-se que é preciso estar bem para poder cuidar dos filhotes
3- Peça ajuda; os pais, madrinhas, amigas, tias e principalmente as avós sentem-se valorizadas quando são lembradas nos momentos difíceis (Importante: evite chamar palpiteiros de plantão, às vezes mais atrapalham do que ajudam)
4- Peça a opinião de um médico. Se for durante a semana e em horário comercial, sempre ligue para o Pediatra antes de recorrer ao Pronto-socorro.
5- Às vezes é melhor esperar o dia seguinte e ser atendido por alguém da sua confiança…
6- Desconfie dos atendimentos muito rápidos, de médicos que não examinam e já pedem exames e dos que sempre prescrevem antibióticos para tudo.
7-Valorize o seu sexto-sentido. Às vezes ele ajuda muito!!!
8- Leve anotado tudo o que aconteceu com a criança, as aferições de temperatura, os medicamentos, número de evacuações e consistência, cor e cheiro da urina, tosse seca ou com catarro, aceitação alimentar, disposição da criança, etc. Quanto mais informações melhor!!! Não corra o risco de esquecer nada quando estiver diante do médico.
9- Antes de sair, se puder, pergunte se há mais alguém na família, vizinhos ou escola com os mesmos sintomas.
10-Observe se há dentinhos nascendo, muitas vezes as crianças ficam abatidas nesta fase…
11-Leve exames recentes, as receitas dos medicamentos ou os próprios frascos dos medicamentos que a criança tomou ou tem tomado regularmente.
12- Não tente medicar seu filho por conta própria.
13- Hidrate e alimente na medida do possível sem forçá-lo a comer se ele não quiser. Respeite-o. 14- Vômitos incoercíveis são sinais de alerta de que se deve procurar o Pronto-Socorro
15- Em caso de emergência ( traumas graves, hemorragias, perda de consciência, desidratação, ou qualquer situação que envolva risco de vida) ligue para o Resgate ou SAMU
16- Nos casos de urgência: pronto-socorro
17- Casos que possam esperar: leve ao pediatra
18- A pessoa que geralmente cuida da criança pode ajudar o médico na hora de passar as informações necessárias. Sempre que possível leve-a com vocês.
19- Cuidado para não sair nervosa por aí e acabar se envolvendo em acidentes
20- Continue mantendo a calma
21- Não se desespere para não assustar o seu filho
22- Não se esqueça dos outros filhos, caso você tenha, deixe-os em segurança ao sair de casa
Boa Sorte e Melhoras!!!