Os cuidados com a saúde da mulher gestante possuem foco na garantia de um desenvolvimento saudável para a mulher e para o feto, além de prevenir complicações maternas e fetais. De acordo com diferentes estudos, uma alimentação adequada é capaz de prevenir quadros como a pré-eclâmpsia, restrição do crescimento fetal, parto prematuro, defeitos congênitos e problemas de desenvolvimento neurológico do bebê.
Por isso, para te auxiliar a manter a saúde em dia durante este período tão delicado, a equipe do Instituto Assaly preparou um conteúdo com 4 nutrientes que não podem faltar na sua rotina:
A gestação aumenta as necessidades nutricionais da mulher, incluindo uma maior ingestão de calorias, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, a deficiência de alguns nutrientes pode causar danos significativos à saúde da mãe e do feto. Confira 4 nutrientes essenciais durante a gestação:
O ácido fólico (vitamina B9) é uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Estudos apontam que a deficiência desse nutriente pode levar a defeitos do tubo neural, uma condição que afeta a formação da medula espinhal e do cérebro. Por isso, a suplementação com ácido fólico é recomendada para mulheres grávidas antes da concepção e durante o primeiro trimestre de gestação (WIERZEJSKA; WOJDA; 2020).
Durante a gravidez, o corpo da mulher precisa produzir mais sangue para suprir as necessidades do feto em crescimento. Por isso, a deficiência de ferro é comum em gestantes, o que pode levar a anemia, e consequentemente, aumentar os riscos de um parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte fetal. Por isso, é recomendado que as mulheres grávidas aumentem a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carnes, ovos, feijões e folhas verdes escuras, além de suplementar este nutriente (MOUSA et al., 2019).
O cálcio é essencial para o desenvolvimento ósseo do feto e para a saúde da mãe. Durante a gravidez, as necessidades de cálcio aumentam, e a deficiência desse mineral pode levar a complicações como hipertensão arterial, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer. Alimentos ricos em cálcio incluem leite, queijos, iogurte e vegetais de folhas verdes escuras (MOUSA et al., 2019).
A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento ósseo do feto. A deficiência de vitamina D durante a gravidez pode levar a complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro (MOUSA et al., 2019).
O Instituto Assaly possui um olhar atento para todo e qualquer tipo de queixa de nossos pacientes. Se você possui algum tipo de sintoma e suspeite que possa estar com algum tipo de desordem ao glúten, entre em contato conosco e agende já sua consulta com um de nossos médicos e nutricionista!
Referências:
1. WIERZEJSKA, Regina; WOJDA, Barbara. Folic acid supplementation in pregnancy and prevention of fetal neural tube defects. Przeglad Epidemiologiczny, [S.L.], p. 362-369, 22 out. 2020. National Institute of Public Health – National Institute of Hygiene. http://dx.doi.org/10.32394/pe.74.29. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33115226/.
2. MOUSA, Aya et al. Macronutrient and Micronutrient Intake during Pregnancy: an overview of recent evidence. Nutrients, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 443, 20 fev. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu11020443. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6413112/#:~:text=Balanced%20energy%20and%20protein%20intake,and%20neural%20tube%20defects%2C%20respectively. LINK PARA https://web.whatsapp.com/send?phone=5511954976562&text=Ol%C3%A1%2C%20gostaria%20de%20agendar%20meu%20atendimento.