Olá, eu sou a Dra. Luana Landeiro, médica com Residência Médica e Título de Especialista em Dermatologia, Mestrado em Medicina e pós-graduação em Medicina Integrativa, e hoje quero falar com vocês sobre a importância de um olhar integral e sistêmico na avaliação do paciente com psoríase.
Você sabia que a saúde do seu intestino é muito importante no tratamento da psoríase?
A psoríase é uma doença inflamatória cutânea muito comum e que também pode afetar as articulações. Muito se fala sobre a relação dela com o estresse e com a obesidade, mas você sabia que ela também pode estar associada a problemas intestinais?
Alguns estudos recentes descobriram que os pacientes com psoríase tinham uma chance muito maior de também terem Doença Celíaca, ou mesmo uma sensibilidade ao glúten não celíaca, quando comparados ao restante da população. E, nestes pacientes, uma alimentação livre de glúten melhorou não apenas o intestino, mas também a psoríase!
Também foi descoberto que quem tem Doença Celíaca apresenta um risco maior de desenvolver Psoríase no futuro. Pelo jeito, há uma forte interação entre o que ocorre no nosso intestino e o que ocorre na nossa pele.
Por isso, é superimportante que todo paciente com psoríase seja abordado em sua integralidade, com foco não apenas na pele. Devemos descobrir qual foi o gatilho que desencadeou a inflamação que foi aparecer lá na pele. E isso pode variar de paciente para paciente: em um, o mais importante é reduzir a carga de estresse; em outro, a obesidade pode ser o principal problema. Em um terceiro paciente, por sua vez, o foco é a saúde intestinal. E por aí vai…
E, como sabemos que está tudo conectado e que toda essa inflamação pode ocasionar outros problemas de saúde mais sérios, não basta que a gente se livre das lesões de pele.
Que tal enxergar a psoríase como um sinal do nosso corpo de que algo não está bem e uma oportunidade para cuidar melhor dele?
Luana Landeiro
Dermatologista
@luanalandeiro