O verão é uma das épocas mais esperadas do ano, por diferentes razões, entretanto, o cuidado com o estilo de vida e alimentação deve ser redobrado nesse período, tendo em vista de que é na mesma que as pessoas estão mais propensas a sofrer com quadros alérgicos, infecções alimentares, insolação e até mesmo desidratação.
Por isso, a equipe do Instituto Assaly preparou um blog com tudo que você precisa saber sobre verão, nutrição e saúde para que você possa aproveitar o calor de maneira equilibrada.
A alta temperatura característica do verão é um dos principais gatilhos para o desenvolvimento dos quadros citados anteriormente. Ela é a responsável pelo aparecimento de sintomas como dor de cabeça, fadiga excessiva, pele seca, olhos fundos e temperatura elevada, típicos do diagnóstico de desidratação (Manual MSD, 2022). Por consequência, o diagnóstico do quadro acarreta no enfraquecimento imunológico, deixando o organismo mais propenso para quadros virais, como viroses e gripes. Além disso, é muito importante manter o cuidado com a saúde da pele nessa estação do ano, a fim de prevenir o desenvolvimento de quadros dermatológicos, como queimaduras e fotoenvelhecimento.
A principal dica é manter a hidratação em dia, seja através do consumo de água filtrada ou de líquidos que podem auxiliar na reposição de eletrólitos, como a água de coco. Mas além disso, é muito importante manter uma alimentação leve, rica em compostos com ação antioxidantes e antiinflamatórias, como:
Vitamina C: presente em alimentos de coloração vermelho-alaranjado, a vitamina C é um nutriente com potente ação antioxidante, que além de agir no fortalecimento imunológico, também influencia na melhora da proteção dermatológica graças ao seu efeito anti-envelhecimento (NIAMI et al., 2017).
Beta-caroteno: precursor da vitamina A, o betacaroteno é uma substância responsável pela coloração de algumas frutas e legumes. Com potente ação antioxidante, o seu consumo é capaz de influenciar na melhora das vias antioxidantes e, consequentemente, na melhor resposta do organismo contra danos que possam ser causados pela exposição solar e/ou outros fatores estressantes (KAWATA et al., 2018).
Para manter uma alimentação leve e equilibrada e, assim, conseguir oferecer o seu máximo para aproveitar o verão, conte com a equipe de nutricionistas renomados do Instituto Assaly. Aqui, focamos em sua individualidade para garantir o melhor. Para agendar seu horário, acesse nosso site e entre em contato.
REFERÊNCIAS
III, Jasmes L. Lewis. Desidratação. 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-h%C3%ADdrico/desidrata%C3%A7%C3%A3o#:~:text=A%20desidrata%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20defici%C3%AAncia,menos%20e%20excretar%20menos%20urina.
Al-Niaimi, Firas e Nicole Yi Zhen Chiang. “Vitamina C Tópica e a Pele: Mecanismos de Ação e Aplicações Clínicas”. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology , vol. 10, no 7, julho de 2017, p. 14–17. PubMed Central , https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5605218/.
KAWATA, Akifumi et al. Anti-inflammatory Activity of β-Carotene, Lycopene and Tri-n-butylborane, a Scavenger of Reactive Oxygen Species. In Vivo, [S.L.], v. 32, n. 2, p. 1-10, 27 fev. 2018. Anticancer Research USA Inc.. http://dx.doi.org/10.21873/invivo.11232. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5905192/.