Olá! Eu sou o Dr. Carlos Prazeres, médico cardiologista, e hoje quero falar com vocês sobre a relação que existe entre a saúde intestinal e a saúde do seu coração.
Trilhões de bactérias vivem no nosso intestino (microbiota), e elas tem um papel importantíssimo na saúde cardiovascular.
A microbiota intestinal produz inúmeras substâncias que interferem com vários órgãos e sistemas. A mais conhecida dessas substâncias é a trimetilamina (TMA), que no fígado sofre uma transformação em TMAO.
A TMAO promove o acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose), sendo associado a maior risco de infarto, derrame e morte.
Pessoas com níveis altos de TMAO apresentaram 62% mais chance de ter uma complicação cardíaca e morte, independente de fatores de risco clássicos como diabetes, hipertensão e obesidade.
E você sabia que o que nós comemos influencia na composição dessa microbiota e, portanto, nos níveis de TMAO? Sabe quais são os alimentos que a nossa microbiota usa para produzir TMA?
Mais do que nunca, preste atenção na sua alimentação e cuide bem do seu intestino.
Inclusive saber quais tipos de bactérias vivem no seu intestino (se são ruins ou boas) é uma excelente estratégia para otimizar sua alimentação, melhorar seu estilo de vida e viver com mais qualidade.