O vegetarianismo é um estilo de vida que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos, sendo impulsionado através de diferentes motivos, como a melhora da qualidade da saúde. Recentemente, alguns pesquisadores analisaram os benefícios da exclusão de alimentos de origem animal em relação à crononutrição. Por isso, elaboramos um blog para te explicar mais sobre!
A crononutrição é a ciência que estuda o impacto dos ritmos circadianos em mecanismos como absorção, metabolismos e aproveitamento dos nutrientes consumidos em nossa rotina. Estes ritmos estão relacionados à qualidade do sono, e influenciam o funcionamento de órgãos como o fígado e o intestino.
Sabe-se que uma alimentação plant-based é capaz de fornecer um alto teor de isoflavona e triptofano, componentes capazes de estimular a melhora da qualidade do sono (ST-ONGE et al., 2019). Além disso, esse tipo de alimentação também é rica em fibras, que auxiliará na saúde da microbiota intestinal, e em vitaminas e minerais com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, essenciais para manter a integridade do organismo.
Um estudo (PAPAKONSTANTINOU et al., 2022) publicado na revista Nutrients avaliou a relação entre o vegetarianismo, a crononutrição e a melhora dos níveis glicêmicos. De acordo com os autores, quando comparada com a Dieta Mediterrânea, o vegetarianismo não possui tanto impacto na melhora da resposta glicêmica, porém, os compostos bioativos desse tipo de alimentação são capazes de influenciar na hiperglicemia pós-prandial.
Além disso, por oferecer compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante, a dieta vegetariana pode auxiliar na melhora da composição e saúde da microbiota intestinal, otimizando a absorção de nutrientes e, consequentemente, garantindo uma boa relação entre esse padrão alimentar e a crononutrição.
Entretanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e por isso, É indicado que qualquer mudança na alimentação seja acompanhada por um profissional de saúde capacitado, que possa avaliar as necessidades individuais de cada pessoa e orientar sobre as escolhas alimentares mais adequadas. Conte com a equipe renomada do Instituto Assaly para traçar sua melhor rota!
REFERÊNCIAS –
1. ST-ONGE, Marie-Pierre et al. Plant-based diets: Reducing cardiovascular risk by improving sleep quality? Curr Sleep Med Rep., [S.I], p. 1-10, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5999325/.
2. PAPAKONSTANTINOU, Emilia et al. Effects of Diet, Lifestyle, Chrononutrition and Alternative Dietary Interventions on Postprandial Glycemia and Insulin Resistance. Nutrients, [S.L.], v. 14, n. 4, p. 823, 16 fev. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu14040823. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8878449/.